For A Better Place - Portugal

sábado, janeiro 15, 2005

OPRAH Winfrey: A Mulher Mais Poderosa dos EUA - USA Most Powerful Woman


A famosa apresentadora de televisão norte-americana Oprah Winfrey é a mulher mais poderosa dos EUA em todos os sentidos, assim como uma das mais ricas. É o exemplo vivo do “sonho americano”, é um exemplo para a comunidade negra norte-americana e para todas as mulheres do mundo inteiro. Como se não bastasse, tem um coração do tamanho do mundo.

Chama-se Oprah, Oprah Winfrey. Nasceu pobre e hoje é a mulher mais poderosa dos EUA em todos os sentidos, assim como uma das mais ricas. É o exemplo vivo do “sonho americano”, do “self made woman”, um exemplo para a comunidade negra norte-americana e para todas as mulheres do mundo inteiro.
Nasceu no dia 29 de Janeiro de 1954 no estado do Mississipi.
Filha de um barbeiro, foi violada sexualmente pelo próprio tio, irmão do pai, quando ela tinha 14 anos de idade e ele 40.
Tem dois meios-irmãos, um deles, era homossexual e morreu aos 40 anos de idade vítima de SIDA.
Começou a trabalhar com apenas 16 anos de idade, numa rádio local, todos os dias, a seguir à escola.
A certa altura da sua vida, mudou-se para Chicago, onde construíu todo o seu império e onde vive até hoje.
Ao longo dos anos foi construindo um império e uma marca de sucesso com o selo de qualidade OPRAH. Tem o seu talk-show, líder de audiências da CBS, tem uma produtora, tem os estúdios onde é gravado o seu talk-show, os Harpo Studios, tem uma revista, a “O” Magazine, entre muitos outros negócios na área do audiovisual e da comunicação. Só para o sucesso do seu talk-show trabalham 286 pessoas.
Um dos seus maiores ídolos de sempre e amigo pessoal é Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul. Outro é o actor Sydney Poitier. É amiga pessoal de nomes como Maria Shriver, Celine Dion, Nicole Kidman, Julia Roberts ou Jennifer Aniston. Já recebeu no seu talk-show nomes como Bill Clinton, George W. Bush, Donald Trump, Madonna, Stevie Wonder, Sting, Whitney Houston ou Beyoncé.
Oprah é sem dúvida alguma uma das mulheres mais ricas dos EUA, mas tem um coração do tamanho do mundo, o que faz dela uma pessoa extremamente caridosa que gosta de ajudar o próximo.
No Natal de 2002, proporcionou o primeiro Natal e ofereceu o primeiro presente de Natal a centenas de milhares de crianças da África do Sul, a grande maioria delas orfãs, filhas de pais infectados com o vírus do HIV, ou elas próprias infectadas com o mesmo vírus. A viagem foi preparada até ao mais pequeno e último promenor, nada foi esquecido. Uma caravana percorreu a África do Sul e foi montando uma tenda gigante dia após dia em diversas regiões do país.
Já abriu dezenas de escolas pelos EUA.
No ano de 2004 completou 50 anos de vida. Não teve apenas um dia ou uma festa de aniversário, mas um fim-de-semana de comemoração e de surpresas, tudo organizado e oferecido pela sua equipa e por um casal de amigos. Oprah fez anos numa Sexta-Feira, mas tudo começou na noite de Quinta-Feira. Nessa noite, o seu companheiro, Stedman, ofereceu um jantar para a família e amigos mais próximos no restaurante panorâmico de um dos melhores hóteis de Chicago. Entretanto, a sua equipa tinha a proibido de entrar nos seus próprios estúdios 24 horas antes do seu programa de Sexta-Feira. Chegou aos estúdios, foi penteada e maquilhada, vestiu-se, e foi chamada para entrar no seu próprio programa, mas como convidada. Tudo foi preparado até ao último promenor. Nada foi esquecido. O cenário do programa foi todo decorado para a ocasião. Algumas estrelas deram-lhe os parabéns pessoalmente, como John Travolta, que apresentou o programa com a assistente pessoal de Oprah, Tina Turner, que veio especialmente da Suíça, onde vive actualmente, Stevie Wonder, ou Jay Leno, que levou o bolo de anos gigante. Inúmeras estrelas do cinema e da música gravaram uma mensagem de parabéns, como Maria Shriver, Celine Dion, Nicole Kidman, Julia Roberts, Jennifer Aniston, Halle Berry, Tom Hanks, Steven Spielberg, Jennifer Lopez, Michael Douglas, Tom Cruise, Jim Carey, Will Smith, Chris Rock ou Sarah Jessica Parker. E também dois dos seus maiores ídolos de sempre e amigos pessoais, como Nelson Mandela, Sydney Poitier ou Quincy Jones. E até alguns dos seus novos amigos ou amigos palmo e meio, como algumas das crianças da África do Sul.