For A Better Place - Portugal

quinta-feira, outubro 13, 2005

Kofi Annan em Lisboa - Kofi Annan in Lisbon


O Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, fez uma visita oficial de dois dias a Portugal, durante a qual foi distinguido com o grande colar da Ordem da Liberdade e um doutoramento "honoris causa".
Portugal agradece nomeadamente o apoio e empenho nos esforços que conduziram à independência de Timor-Leste.

Terça-Feira, dia 11 de Outubro de 2005

Princípio da tarde: Encontro com o chefe da diplomacia portuguesa, Diogo Freitas do Amaral, que há dez anos foi presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Final da tarde, Palácio de Belém: É recebido com honras militares e reúne-se em audiência com o Presidente da Républica, Jorge Sampaio.
20.00h., Palácio da Ajuda: Cerimónia onde Kofi Annan foi condecorado com o grande colar da Ordem da Liberdade, uma atribuição decidida pelo Conselho de Ministros, por proposta do Presidente, para distinguir "o seu excepcional e relevantíssimo contributo para a defesa dos valores da civilização e da causa da liberdade".
A decisão foi tomada a título excepcional, uma vez que o grande colar da Ordem da Liberdade é reservado a chefes de Estado.
21.00h., Palácio da Ajuda: Banquete em honra do Secretário-Geral da ONU, oferecido pelo Presidente da Républica.

Quarta-Feira, dia 12 de Outubro de 2005

Manhã, Reitoria da Universidade Nova de Lisboa: Kofi Annan recebeu o grau de Doutor "honoris causa" pela Universidade Nova de Lisboa, uma distinção proposta e apadrinhada por Freitas do Amaral, responsável pela Faculdade de Direito daquela Universidade.
Esta distinção foi atribuída a Annan em reconhecimento da sua "contribuição para o prestígio e progressos das instituições ao serviço da humanidade, em termos de direitos humanos, valores culturais e património mundial".
11h.45m., Palácio de São Bento: Encontro com o Primeiro-Ministro, José Sócrates.
13.00h., Palácio das Necessidades: Almoço oferecido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, seguido de uma conferência de imprensa conjunta.
À noite, Mosteiro da Batalha: Habitual cerimónia de deposição de uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido.

Quinta-Feira, dia 13 de Outubro de 2005

Manhã: Kofi Annan parte de Lisboa.