For A Better Place - Portugal

quinta-feira, outubro 13, 2005

Kofi Annan: Um Senhor - A Gentleman


Kofi Annan foi eleito o sétimo Secretário-Geral das Nações Unidas, para o mandato de 1 de Janeiro de 1997 até 31 de dezembro de 2001. Até ao momento da sua nomeação pela Assembleia Geral, Annan foi Secretário-Geral Adjunto de Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas.
Natural do Gana, Kofi Annan voltou ao posto de Secretário-Geral Adjunto de Operações de Manutenção da Paz em Março de 1996, depois de desempenhar as funções de Representante Especial do Secretário-Geral na antiga Iugoslávia e de Enviado Especial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) durante todo o período de transição que se seguiu à assinatura do Acordo de Paz de Dayton. Fora nomeado Secretário-Geral Adjunto de Operações de Manutenção da Paz a 1 de Março de 1993, um ano depois de sua nomeação como Subsecretário-Geral no mesmo departamento.
Antes de desempenhar estes cargos, Annan serviu às Nações Unidas em outros postos chave. No total, dedicou mais de 30 anos da sua vida às Nações Unidas, trabalhando em lugares tão diferentes como Addis Abeba, Cairo, Genebra, Ismailia (Egipto) e Nova Iorque.
Annan prestou serviços à ONU na qualidade de Subsecretário-Geral de Planejamento de Programas, Orçamento e Finanças das Nações Unidas. Por ocasião da invasão do Kuwait pelo Iraque, em 1990, o então Secretário-Geral Javier Pérez de Cuellar enviou Annan ao Iraque para determinar o que poderia ser feito para melhorar a situação e facilitar a repatriação de mais de 900 funcionários internacionais. Durante sua estadia no Iraque, Annan realizou negociações para a libertação dos reféns ocidentais e chamou a atenção da comunidade internacional para a situação dos mais de 500 mil asiáticos que se encontravam no Kuwait e no Iraque. Encabeçou depois a equipe de negociação das Nações Unidas com o Iraque para a autorização de venda de petróleo para a compra de material de assistência humanitária.
Annan havia ocupado, anteriormente, os cargos de Subsecretário-Geral de Gestão de Recursos Humanos e Coordenador de Assuntos de Segurança das Nações Unidas, depois de desempenhar os cargos de Diretor de Orçamento e Diretor Adjunto de Administração e Chefe de Pessoal do Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
Annan regressou a seu país de origem de 1974 a 1976 para desempenhar o cargo de Diretor Gerente da Empresa de Promoção Turística do Gana, cargo que ocupou simultaneamente com sua participação na Junta de Coordenação do Turismo de Gana.
Além de suas funções oficiais, Annan participa há muito tempo de atividades relacionadas à educação, ao desenvolvimento, ao bem estar e à proteção do pessoal internacional. Pertence atualmente às juntas de conselheiros do Macalester College de Saint Paul (Minnesota) e do Institute for the Future de Menlo Park (Califórnia). Foi durante muitos anos presidente da Junta Diretora da Escola Internacional das Nações Unidas de Nova Iorque, e formou parte da Junta de Governadores da Escola Internacional de Genebra, de 1981 a 1983. Dentro das Nações Unidas, Annan participou dos trabalhos da Junta de Nomeações e Ascensões e do Grupo de Funcionários Superiores (em ambos os casos na qualidade de presidente), da Junta de Gestão Administrativa de Finanças, do Grupo de Trabalho do Secretário-Geral sobre as Operações de Manutenção da Paz, e da Caixa Comum de Pensões de Pessoal das Nações Unidas.
Annan, que fala inglês, francês e vários idiomas africanos, estudou na Universidade de Ciência e Tecnologia de Kumasi e completou seus estudos de economia no Macalester College, que deu a ele, em 1994, o Trustee Distinguished Award, em reconhecimento de seus mais de 30 anos de serviço à comunidade internacional. Cursou pós-graduação em economia no Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais de Genebra. Em sua qualidade de Sloan Fellow, de 1971-1972, no Massachussetts Institute of Technology, recebeu o título de Mestre de Ciência em Gestão. Em junho de 1996, o Cedar Crest College de Allentown (Pensilvânia) lhe conferiu o título honorário de doutor em Serviço Público. Annan nasceu em 1938. Está casado e tem três filhos.

Fonte: United Nations Press Release BIO/3053/Rev.1; SG/2031/Rev.1, 13 June 1997